Perda auditiva
A perda auditiva pode ser algo que acontece de repente se você estiver exposto a um som alto ou a uma explosão. Também pode ocorrer lentamente ao longo do tempo, que é que ocorre na maioria das vezes com a perda auditiva relacionada à idade. Compreender a perda de audição é o primeiro passo importante para fazer algo sobre isso.
O que é a perda auditiva?
A perda de audição significa que você perdeu a habilidade de ouvir certos sons. Talvez você não possa mais ouvir tons agudos, como as vozes de mulheres ou crianças. Ou talvez você não consiga escolher uma única voz se houver muita conversa em segundo plano. Às vezes, a perda de audição é temporária, como um zumbido nos ouvidos depois de um show barulhento. Na maioria das vezes, é permanente porque os mecanismos que o ajudam a ouvir foram danificados.
Como identificar uma perda auditiva?
Existem três tipos principais de exames auditivos que são considerados na avaliação básica da audição e cada um deles cumpre uma função específica no diagnóstico:
Saiba um pouco mais sobre perda auditiva
Perda Auditiva Leve
Segundo os últimos estudos da OMS (2020), as pessoas com perda auditiva leve apresentam limiares auditivos a partir de 20 a 34 (dB). Em casos assim, o paciente já apresenta dificuldades em acompanhar os diálogos, principalmente em ambientes ruidosos. O tratamento para a perda auditiva leve é realizado através do uso do aparelho auditivo e do acompanhamento do profissional da área de audiologia.
Perda Auditiva Moderada
Pacientes com perda auditiva moderada apresentam limiares auditivos entre 35 e 49 (dB). Essas pessoas apresentam dificuldades em ouvir com nitidez a televisão e áudios caso não estejam em volume alto. Além disso, para esse público é desafiador acompanhar conversas, logo é comum que solicitem que seu interlocutor repita a frase. O tratamento para essa perda auditiva também é feito através do uso de aparelhos auditivos e acompanhamento do profissional da área de audiologia.
Perda Auditiva Moderadamente Severa
Pessoas com perda auditiva moderadamente severa possuem limiares auditivos entre 50 a 64 (dB). Dificuldade em participar de uma conversa especialmente em locais ruidosos. Mas pode ouvir se falarem com a voz mais alta sem dificuldade.
Perda Auditiva Severa
Pessoas com perda auditiva severa possuem limiares auditivos entre 65 a 79 (dB). Até mesmo os sons mais altos são de difícil detecção para esses pacientes, o que gera a necessidade de ler os lábios ou usar a língua de sinais para se comunicar. Em relação ao tratamento, normalmente é indicado o uso dos aparelhos auditivos, caso o paciente não tenha sucesso, é recomendado o implante coclear.
Perda Auditiva Profunda
Pessoas com perda auditiva de grau profundo só detectam sons acima de 80 (dB). Dificuldade extrema em ouvir voz, mesmo em forte intensidade.
Perda Auditiva Completa
Apresenta limiares auditivos acima de 95 (dB). Quando o paciente não consegue escutar nenhuma conversa e a maioria dos sons ambientais. A comunicação é realizada usando língua de sinais, leitura labial, leitura ou escrita. Para esses casos, a principal recomendação é o uso do implante coclear.